Carro móvel para Viga Cais
Os painéis laterais são ligeiramente mais compridos do que o comprimento de avanço da cofragem para permitir uma sobreposição na parte posterior com a secção previamente concretada, facilitando assim o alinhamento adequado entre as secções e ao mesmo tempo evitando fugas de concreto.
O painel em direção ao mar permite que seções sejam construídas com umas peças de comprimento especial para a área de defesa marítima e componentes de ancoragem podem ser deixados em posição para defesas marítimas.
Os painéis voltados para o mar e para a terra são presos juntos por tirantes e por vigas transversais na seção superior. Além disso, eles são presos ao painel final na seção frontal e prendem a seção traseira da viga traseira. A abertura e fechamento dos painéis e o levantamento e abaixamento do molde para o avanço, é feito por meio de cilindros hidráulicos localizados na viga traseira e no painel final. O avanço da forma é sobre rodas de tamanho adequado, posicionando a seção frontal em uma camada adequada e a seção traseira diretamente na fase anterior já concretada.
Para evitar o tombamento da estrutura durante o processo de concretagem, deve-se fornecer um contrapeso dimensionado e calculado pela RUBRICA, além de detalhes de seu posicionamento na instalação. Para evitar o avanço do molde durante a concretagem, uma série de fixações na seção já instalada aproveita os furos do tirante no bloco anterior. A estrutura está equipada com plataformas para que a mão-de-obra possa aceder às várias áreas de trabalho do molde.