Carro móvel para Viga Cais

 

 

O Carro de avanço para Viga Cais  compreende basicamente um painel lateral terrestre, um painel lateral lateral marítimo, painel frontal que suporta os painéis laterais na seção frontal, painel inferior deslizante acionado hidraulicamente para a área do avental e travessa traseira que fixa os painéis laterais.

Os painéis laterais são ligeiramente mais compridos do que o comprimento de avanço da cofragem para permitir uma sobreposição na parte posterior com a secção previamente concretada, facilitando assim o alinhamento adequado entre as secções e ao mesmo tempo evitando fugas de concreto.

O painel em direção ao mar permite que seções sejam construídas com umas peças de comprimento especial para a área de defesa marítima e componentes de ancoragem podem ser deixados em posição para defesas marítimas.

Os painéis voltados para o mar e para a terra são presos juntos por tirantes e por vigas transversais na seção superior. Além disso, eles são presos ao painel final na seção frontal e prendem a seção traseira da viga traseira. A abertura e fechamento dos painéis e o levantamento e abaixamento do molde para o avanço, é feito por meio de cilindros hidráulicos localizados na viga traseira e no painel final. O avanço da forma  é sobre rodas de tamanho adequado, posicionando a seção frontal em uma camada  adequada e a seção traseira diretamente na fase anterior já concretada.

Para evitar o tombamento da estrutura durante o processo de concretagem, deve-se fornecer um contrapeso dimensionado e calculado pela RUBRICA, além de detalhes de seu posicionamento na instalação. Para evitar o avanço do molde durante a concretagem, uma série de fixações na seção já instalada aproveita os furos do tirante no bloco anterior. A estrutura está equipada com plataformas para que a mão-de-obra possa aceder às várias áreas de trabalho do molde.