Carro móvel concreto submerso
A estrutura da forma é composta por dois painéis laterais que serão unidos por meio de barras de ancoragem, ou terão treliças para evitar a deformação do carro, um painel frontal e um pórtico traseiro.
Os painéis laterais incorporam tirantes traseiros para evitar deslocamentos longitudinais, contrariando a pressão do concreto no painel frontal.
Para o avanço da fôrma, os painéis laterais serão abertos por meio de cilindros hidráulicos na parte frontal e traseira dos mesmos ou por meio de um sistema de dobradiça entre os painéis laterais e o painel frontal, abrindo apenas a parte traseira dos painéis para liberá-los do concreto e poder seguir em frente.
Uma vez que o molde é separado da seção concretado, o avanço dependerá do sistema de flotação que o molde possui.
O sistema de flotação total consiste em uma série de flutuadores que serão preenchidos com ar para reflutuar a cofragem e poder movê-la de uma posição concretada para outra. E eles serão preenchidos com água para posicioná-lo e fixá-lo na referida posição de concretagem.
A flutuação parcial é usada em seções de concreto que coroam fora da água. Neste caso, a parte frontal do molde é reflutuada com os flutuadores enquanto a parte traseira caminha com as rodas do pórtico na concretagem acabada.
No caso de não possuir nenhum sistema de flutuação, o avanço do molde será feito com meios próprios da obra como Balão de recuperação com mergulhadores , guindastes, etc.