Carro Balanço sucessivo para pontes

 

 

O método construtivo conhecido como «Balanços sucessivos» é utilizado para a concretagem  in situ de pontes ou viadutos de grandes vãos. O equipamento de cofragem situa-se na cabeça de pilares o aduela zero e  avança no sentido contrário de ambos os lados, fazendo aduelas consecutivas formando uma construção simétrica em forma de T. Os avanços desses sistemas variam entre 3,5 e 5,75 metros. Permite a colocação da armadura de forma simples e segura. O equipamento de cofragem é constituído por uma estrutura principal, trilhas de avanço , painel da base ou inferior, cofragem exterior e interior e plataformas de trabalho. Para lançar a aduela, o concreto é lançado na seção composta pela cofragem exterior, interior e piso. Esses painéis são pendurados na parte frontal da estrutura principal e amarrados na parte de trás à aduela anterior. O avanço do carro de cofragem para a próxima configuração é realizado deslizando o conjunto ao longo dos trilhos por empuxo hidráulico em sua configuração de avanço. O equipamento de cofragem pelo método de balanço  sucessivo é capaz de contrariar inclinações de pontes e superelevações de seções.

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